Aplicação da trigonometria na medicina

27/05/2012 13:49

Função trigonométrica na Medicina

Uma das aplicações da função trigonométrica na medicina é evidenciada na análise e estudo da frequência cardíaca, isto é, do número de batimentos cardíacos num determinado intervalo de tempo, geralmente medido em bpm (batimentos cardíacos por minuto). Desta análise, podemos verificar a pressão arterial de uma pessoa.
O sangue bombeado pelo coração é transportado para todos os tecidos e órgãos do corpo humano através de vasos chamados de artérias. A pressão arterial ou sanguínea é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias.

E como são definidos os valores da pressão arterial?

A pressão arterial atinge o seu valor máximo quando o coração se contrai e bombeia o sangue (pressão sistólica) e atinge o valor mínimo (pressão diastólica) quando o coração está em repouso, num intervalo de tempo de um batimento cardíaco. A pressão sanguínea é sempre dada pelos valores: das pressões sistólica e diastólica e ambas são importantes. Normalmente, a pressão é representada da seguinte maneira: 120/80 mm Hg, onde o primeiro valor é a pressão sistólica (valor mais alto) e o segundo valor é a pressão diastólica (valor mais baixo).
Observando o gráfico seguinte, representado num monitor médico, a variação da pressão sanguínea (em mm HG) de uma pessoa, em função do tempo (em s), é uma função trigonométrica cuja lei é dada por:
trigo2
O intervalo de tempo de um batimento cardíaco dessa pessoa é 0,75 s, que corresponde a um ciclo completo, ou seja, o período dessa função (3/4 radiano).
Esta pessoa possui a frequência cardíaca igual a 80 bpm (60 s : 0,75 s).
A pressão arterial desse indivíduo é 120 mm Hg por 80 mm de Hg (12 por 8, como é conhecida popularmente).

 

Fonte: www.matematica.com.br
 

Pesquisar no site