Jogo das cartas inteiras

02/04/2012 15:17
  • Série: atividade desenvolvida com os alunos das sextas séries A, B e C.

 

  • Objetivos: introdução conceitual aos números inteiros utilizando cartas de um baralho e trabalhar intuitivamente as operações de soma e subtração.

 

  • Material utilizado: cartas de dois baralhos com cores diferentes, lousa e giz.

 

  • Categoria: jogo

 

  • Como funciona: as cartas pretas do baralho correspondem a pontos ganhos e as cartas vermelhas a pontos perdidos. Cada carta do baralho do 2 até o 10 representa sua respectiva pontuação, o Ás vale 1, o Valete 11, a Dama vale 12 e o Rei vale 13. O sinal do número depende de sua cor: positivo se forem pontos ganhos (cartas pretas) e negativo se forem pontos perdidos (cartas vermelhas). O professor deve dividir os alunos em duas equipes (equipe A e equipe B). Cada grupo deve escolher um aluno como representante em uma jogada e este fica responsável pelos registros de sua equipe na lousa. Este aluno pode escolher a forma de registro que quiser para marcar os pontos ganhos e perdidos, sem interferência do professor. Entretanto, convém fazer uma tabela na lousa como mostra a figura abaixo:

        

Sorteia-se uma das equipes para começar o jogo. O professor fica de posse do baralho e um aluno de cada turma retira alternadamente uma carta,   mostrando-a à sala e ao seu representante para que este faça o registro na lousa, anotando o valor de cada retirada pelos alunos de sua equipe na tabela. Cada rodada consta de 10 sorteios de cartas para cada turma. O ideal é fazer 3 rodadas, mudando o representante para que todos participem. Ao final de uma rodada, os alunos anotam os resultados obtidos por sua equipe e ajudam o representante a encontrar o total de pontos daquela rodada. Um aluno da outra equipe confere o resultado para ver se não houve trapaça.

Os resultados finais da três rodadas devem ser anotados em uma outra tabela, como a seguinte:

Vence o jogo a equipe que fizer o maior número de pontos no somatório dos totais da três jogadas realizadas.

 

 

Pesquisar no site